Dispomos de profissionais qualificados para a prática da Equitação Adaptada e Hipoterapia. Promovemos também conjuntos (Cavalo e cavaleiro)  para a vertente de competição (paradressage).

A Equitação Adaptada é uma das valências da equitação com fins terapêuticos, cujos objetivos são sobretudo lúdicos e/ou desportivos tornando-se, assim, na Paradressage. O expoente máximo da disciplina é atingido nos jogos Paraolímpicos (atletas com deficiência motora). Nesta disciplina, são utilizados todos os recursos que a equitação formal dispõe (aprender a montar, limpar cavalos, aparelhar…) como forma de desenvolver capacidades necessárias à autonomia dos indivíduos. É utilizada para pessoas com limitações físicas de diferentes níveis, que tenham pelo menos alguma capacidade de interação com o meio. A equipa é formada por treinadores de equitação e técnicos de saúde com formação nesta área.

Na Hipoterapia os objetivos são neuromotores específicos e prioritários, no que diz respeito ao processo de reabilitação do individuo. É uma abordagem de orientação clínica que é conduzida por profissionais de saúde com o apoio de instrutores de equitação e cavalos treinados para o efeito. O objetivo é retirar contributos da reabilitação através do movimento do cavalo e não o ensino equestre. Esta disciplina está indicada para indivíduos com limitações severas e com pouca capacidade de interação com o meio envolvente e marca a consciência social e terapêutica como uma prioridade. O autismo, síndroma de down, distrofia muscular, e doenças neuro generativas contam-se entre as patologias passíveis de serem acompanhadas por esta modalidade.